APERTE PLAY E SEJA BEM VINDO (A)!

APERTE PLAY E SEJA BEM VINDO (A)!

APERTE PLAY E SEJA BEM VINDO(A) !

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

o segredo dos escritores



Quem é o escritor? Que é seu ofício? Qual a sua gênese? Onde e como detectar-lhe as vivências? O que vem a ser o processo de criação?

Com as perguntas acima, a contista, romancista, dramaturga, autora de livros infanto-juvenis e tradutora Edla van Steen introduz a obra Viver & Escrever, publicada originalmnete em 1981 pela L&PM Editores e reeditada em 2008 em formato pocket, também pela L&PM.

Dividido em três volumes, Viver & Escrever traz 39 depoimentos de alguns dos maiores escritores brasileiros - uns ainda vivos e em atividade, outros já falecidos. As entrevistas foram feitas na década de 1970 e início dos anos 1980, sendo que "os encontros demoraram às vezes várias horas, dias inteiros", como conta a autora ainda na introdução.

Para quem gosta de ler e também de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de quem escreve, a obra é uma preciosidade. No primeiro volume, por exemplo, estão entrevistas com nomes como Mario Quintana, Orígenes Lessa, Nélida Piñon, Dias Gomes, Jorge Amado e Menotti Del Picchia, entre outros.

Nos volumes seguintes, desfilam nomes como João Cabral de Melo Neto, Raduan Nassar, Fernando Sabino, Marcos Rey, Nelson Rodrigues, Lygia Fagundes Telles e Moacyr Scliar.

Ou seja: uma excelente opção para quem quer conhecer o "outro lado" dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário